17 de out. de 2009

O Ponto X

Olá!

Mais uma vez cheguei a um ponto central do desenvolvimento do meu trabalho.
Sei que muitas pessoas irão me repudiar por falar essas palavras, mas nem mesmo eu sei ao certo, o que é certo... Então não custa nada colocar minhas palavras para fora.

Primeiramente, estava me dedicando (e muito) a produção de um "A2 Tormenta", uma versão de Tormenta para A+ Fantasy (usando minha versão das regras). Entretanto tormenta tem muitos fatores que quanto mais eu leio, mais desgosto.

Agora, muitos irão me insultar.

Bem, reparei que temos muitas raças que são praticamente "injogáveis". Fadas por exemplo, morrem instantâneamente ao entrar em uma Área de Tormenta, não importa quais as justificativas, isso impede um jogador de fazer uma boa aventura na Área de Tormenta.

Então pelos trovões de Thor! Não coloque essa raça aos jogadores, se eles não terão como jogar boa parte do cenário (que geralmente tem algum ponto de tormenta).

Elfas do Mar não usam nenhuma roupa nos seios, deixando-os nus! Mais que falta de vergonha, apelando para o contexto "sexual". Sério, eu não gostaria que meus pais tivessem lendo o livro e descobrissem a respeito desse tipo de coisa, em um jogo que já é mal visto!

Então existe necessidade desse tipo de coisa? Sinceramente falando, eu adorei sobre o funcionamento da sociedade dos Elfos do Mar sem fogo e suas formas de vida sem a forja. Mas isso é desnecessário.

Isso foi minha birra, somente nas raças!

As magias isso piora, peguei o manual de 3D&T Alpha (que é free) e comecei a ler sobre as magias, e quando mais lia, mais percebia que tinhamos ao total de 10 magias mais poderosas do mundo.

Humm... Calma, na descrição cada uma falava que era a mais poderosa, céus!
Temos 10 magias que lutam entre si para saber quem é a mais poderosa? Ou estamos enchendo linguiça nos textos?

Se isso não for o bastante, algumas magias na descrição é clara, "[...] somente pessoa X pode lançar essa magia [...]", então porque colocar uma magia que um jogador jamais irá poder usa-la?

Agora estou com quase todo o material pronto, uma grande quantidade de linhas e linhas escritas, comprei o os guias de tormenta D20 para poder fazer um material de rica e alta qualidade para quem fosse ler...

Agora estou naquele "ponto x" onde fico pensando vale a pena colocar o A+ Fantasy, um sistema tão voltado para o social e sem muitos "super poderes", ligado ao Tormenta que é tão "super heróico", muitas vezes enquanto lia tormenta pensava estar lendo a respeito de Power Ranger, ou qualquer grupo de heróis desse nível...

Então aqui fico nesse ponto X, espero chegar a uma conclusão logo.

4 comentários:

Demente disse...

Você também percebeu isso?

Realmente, existem muitas coisas estranhas em Tormenta, sendo que o caso dos Elfos do Mar é só a ponta do iceberg (só porque os seios não pesam debaixo d'água os sutiãs são desnecessários? Que lógica absurda!).

Mas esperar verossimilhança em um cenário ficcional chega a ser querer demais!

Saindo desse assunto, gostaria de citar que o A+ Fantasy foi projetado para o gênero "High Fantasy" de RPG: campanhas em mundos ficcionais com elementos fantásticos, como raças não-humanas e magia.

Tormenta sem dúvida cai nesse nicho, assim como Forgoten Realms (D&D) e Yrth (GURPS).

A diferença é que Tormenta possui uma identidade desenvolvida apartir de animes e mangás japoneses (Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Lodoss War, dentre outros). Daí o nível épico de tudo o que aparece.

Quanto à possibilidade de um manual de Tormenta voltado para o A+ Fantasy, digo que é possível sem dúvida, mas acho melhor tentar fazer algo apartir de uma história mais conhecida e/ou popular, como "Senhor dos Anéis" ou "Harry Potter", já que essas histórias possuem um público alvo mais numeroso que o nicho RPGista em si.

Só como exemplo, cito 3D&T, começou pra valer apartir das adaptações de Megamem, Street Fighter e Mortal Kombat, atraindo como jogadores os fãs desses jogos (incluindo eu).

Essas são minhas opiniões sobre esse assunto, mas se achar meu raciocínio meio tosco, pode dizer.

Nota: o playteste foi um sucesso!

Shin disse...

Olá Demente

Quando eu mestrei esse sistema de RPG para meus amigos que estavam começando a jogar RPG eles aprenderam rapidamente a parte "Roleplay" do jogo, o que foi o ponto principal para eu querer traduzir.

Entretanto, eu acredito que o A+ Fantasy seja mais "Low Fantasy", já que até mesmo a magia é algo dificil (custa Uma Habilidade e mais 20 duplos para obter algumas magias).

Elenco ainda que, Tormenta, ao primeiro ponto (as revistas que tinha em casa) se mostraram um cenário interessante para introduzir os jogadores, mas com a minha procura por mais material (e a compra do guia do jogador de tormenta d20) acabou por levantar esses pontos que citei na postagem.

O que deixa a coisa de um modo que não me agrada nem um pouco.

Agora estou dividido, pois tenho mais de 100 paginas de material quase pronto, faltando apenas diagramar.

Irei estudar um pouco mais o caso e então, qualquer coisa digito novamente, mas dessa vez uso o cenário de Dragon Lance :)

Abraços!

Demente disse...

Você têm razão ao dizer que o A+ Fantasy é "Low Fantasy", já que não há descrição de nenhuma raça especial (fora as ilustrações) e o único exemplo de inimigo citado foi um lobo (algo bem mundano, se me permite).

Mas isso não significa que ele é "Low Magic": você diz que uma Técnica "custa" uma Habilidade e 20 Duplos para adquirir, mas isso é um detalhe menor se comparado à capacidade de destruir tudo num espaço de 6x6 m2!

Só para ter idéia, um mago de D&D precisa suar bastante para atingir o 5o Nível e adquirir a magia preferida de 9 entre 10 magos (Bola de Fogo); um guerreiro começa a sentir o poder apartir do 4o Nível, quando começa a adquirir Talentos realmente úteis, e assim por diante.

Diria que o sistema de Técnicas do A+ Fantasy é qualitativo (acho que todas as Técnicas da lista apresentada no livro básico possuem enorme utilidade mesmo para personagens em fim de carreira).

Já o sistema de D&D é quantitativo (magias de nível baixo se tornam obsoletas quando o personagem alcança determinado nível, onde recebe magias mais poderosas; guerreiros de nível elevado precisam adquirir Talentos cada vez mais apelativos para continuar a acompanhar o grupo; etc).

Na prática, o A+ Fantasy é "High Magic" na questão da qualidade das Técnicas, não na sua quantidade.

Quanto ao material de Tormenta, você poderia guardar para lançar mais tarde como um suplemento para A+ Fantasy, tipo quando o pessoal começar a lotar seu blog procurando por novidades.

Quanto a Dragonlance, acho uma ótima idéia, pois esse cenário é bem interessante e coerente. E sua leitura não deixará ninguém vermelho de vergonha (ou de tanto rir).

Leka ^^ disse...

Eu só te digo uma coisa,se você não gosta,então porque continua lendo/escrevendo?
Afinal temos o livre arbítrio,você pode simplesmente deixar isso de lado ^^
Ninguém é obrigado a ler o que não lhe agrada,para isso já bastam os livros escolares ^^

E lendo o seu blog pessoal e conhecendo um pouco de você,sabemos que você não é do tipo de cara que vai deixar de ler/ver algo sensual porque vai ficar com "peso"na conciencia,certo?

Leu sempre seus posts dos seus blogs e acho você super caprichoso no que faz,admiro seu empenho ^^

Que tal dar um pouco de atenção também a quem te ama de verdade? Que torce por você,respeita e o admira? Ou ela não é tão fascinante quanto uma revista "Tormenta"?

Eu sinceramente gosto mais do A+Fantasy como esta. Mas o blog é seu e você é quem decide ^^

Boa sorte e bom dia!

Postar um comentário