30 de set. de 2009

Futuro sobre as Habilidades

Olá!

E as habilidades?

Quem leu o post anterior percebeu uma coisa interessante, com a remoção das habilidades, os personagem terão menos chance de em seus testes, já que muitos testes envolviam um bônus entre +0 a +3 e um bônus de +1 ou +2 da habilidade.

Isso quer dizer que as habilidades irão precisar ser melhores para suprir a necessidade desses bônus certo?

De fato isso não é uma perfeita necessidade e sim uma escolha. Eu quero atribuir um pouco mais de grupo em jogo, então irei adicionar a algumas regras a respeito de habilidades, e uma delas é a regra de "Apoio".

Apoio
Esta regra de Apoio é simples e prática, para cada aliado o ajudando (até o máximo de 3 aliados) o personagem recebe +1 por aliado a sua jogada. Simples e prático.

Também irei alterar as habilidades, não quero um personagem com duas habilidades fazendo a mesma coisa (Combatente e Espadachim), quero que cada habilidade seja única e tenha sua função, e cada habilidade tenha "níveis", e não habilidades melhores para a mesma situação.

Níveis
Isso quer dizer que ao adquirir a habilidade "Combatente", ele saberá lutar com armas de Lâmina, além disso, o personagem irá possuir esta habilidade em nível 1, e fornecendo um bônus de +1.

Ao avançar de nível, para o nível 2, ela irá fornecer +2 aos testes, dessa forma o personagem não receberá uma nova habilidade e sim uma melhoria na habilidade existente. Além disso irei adicionar o terceiro nível a habilidade, isso quer dizer que todas as habilidades irão fornecer até +3 em uma jogada.

Algumas habilidades como "Resistente" que concediam pontos de vida extras irão, nesse momento, fornecer mais pontos de vida a cada nível (até o terceiro nível).

Isso evitará que personagens tenham duas habilidades diferentes, fazendo a mesma coisa com bônus diferentes (que é uma das minhas críticas ao sistema), também irei alterar o sistema de como se recebe níveis, irei utilizar uma mecânica diferente, na intenção de manter o que o autor original desejava, que a experiência viesse de dentro do jogo.

Fazendo Níveis
Então como fazemos níveis em habilidades? Simples, por meio de "sextos". Mas o que é um sexto? Sexto é a sexta parte de um dado, ou seja, o valor 6, natural em um dado. Esse é o objetivo do jogo. Todas as regras são voltadas para se obter sucessos por meios de atingir esse valor.

Então irei aproveitar isto para os níveis também, sempre que um personagem rolar um 6 natural, ele irá anotar ao lado da habilidade, esse será um "sexto". Ao completar o sexto "Sexto" o personagem finalmente consegue aumentar um nível a habilidade.

Mas e como fica as habilidades que não possuem rolagens, como "Resistência"?
Estas habilidades terão suas próprias formas de se conseguir sextos. Acredito que a resistencia receberá um sexto sempre sair da condição de "Não Ferido". Uma maneira simples e prática.

Novamente a experiência é uma fator aleatório ganho em jogo. Da mesma forma como os "Duplos", os sextos serão ganhos por meio de rolagem de dados, e assim conseguindo "sextos" para se atingir níveis em suas habilidades.

Das quantidades de habilidades
Em outras palavras, teremos menos habilidades, mas teremos mais "qualidade" em cada habilidade, dessa forma um personagem pode ser "forte" em três níveis. Deixando assim cada personagem mais único.

Como a experiência foi abstraída dos Aspectos, ela então será utilizada para comprar habilidades, e não melhorias em aspectos. Os valores ainda são uma questão de estudo, mas será essa a forma de se adquirir novas habilidades.

Espero ter explicado

Abraços

0 comentários:

Postar um comentário