8 de set. de 2009

Equipamentos Iniciais

Novos personagem em A+ Fantasy são pouco acima de plebeus. Estes personagens começam com muito pouco, mas podem ganhar qualquer coisa durante cada jogo.

Cada Personagem começar com Roupões e uma Adaga ou Cajado, além de 10 velhas moedas de Cobre.

Esse sistema não cobre a parte monetária, deixando a cargo do mestre. Entretanto eu irei adicionar alguns valores a medida do possível para ajudar os mestres a manterem um controle.

Inicialmente iremos supor que existem três tipos de moedas, as Moedas pequenas de Cobre, as Moedas de Prata e as Moedas grandes de Ouro, chamadas respectivamente de MC, MP e MO.

Uma moeda de ouro (MO) vale 10 moedas de prata (MP) e 1 moeda de prata (MP) vale 10 moedas de cobre (MC). É uma matemática simples e ajuda os mestres em todo o seu trabalho.

Um dia de trabalho rende a um personagem 1 moeda de cobre. Todo mês existe um cobrador de impostos nas cidades que cobra uma moeda de prata (ou 10 de cobre) de cada morador, o dia certo não se sabe, mas a grande maioria dos cobradores de impostos usa o primeiro dia de uma lua (geralmente a minguante).

Um dia em uma pousada ou estalagem custa em média 2 a 5 peças de cobre. Uma refeição comum custa 1 peça de cobre, enquanto uma refeição farta, com uvas, boa safra de vinho e pão de qualidade e carne fresca pode vir a custar 2 a 5 moedas de prata!

Espero que essas medidas tenham ajudados vocês a entenderem como funciona os custos de vida para um morador de uma cidade de fantasia medieval. Lembre-se sempre que moedas de ouro são raras e geralmente os jogadores irão lidar com moedas de prata.

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