1 de set. de 2009

Descrição das Habilidades (A - C)

Aqui serão mostradas as Habilidades em ordem alfabética. Os avanços das Habilidades também estão listados em conjunto. Geralmente, uma Habilidade Básica irá prover ao personagem com +1 no modificado de dados e uma Habilidade Avançada irá prover um +2 no modificador de dados como Bônus.

Ajudante (Artesão)
O personagem é capaz de produzir coisas.
Quando o personagem tentar construir ou reparar alguma coisa, o personagem com Ajudante pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Ajudante é uma Habilidade de Cognição em nível D.
A forma avançada dessa Habilidade, Artesão, requer que o personagem possua a Habilidade Ajudante e tenha Cognição em nível B. A Habilidade Artesão aumenta o bônus na rolagem de dados para construir ou reparar de +1 para +2.

Ambicioso (Indomável)
O personagem tem um foco perfeito. O personagem é mais dedicado que o normal e não se distrai tão facilmente. Este faz com que testes baseados em determinação sejam mais fáceis.
Quando for tentar qualquer teste de Determinação para uma ação no qual exija concentração o personagem recebe +1 no modificado dos dados. Ambicioso é uma Habilidade de Determinação com nível em D.
Para atingir a forma avançada dessa Habilidade, Indomável, precisa da Habilidade Ambicioso e Determinação em nível B. A Habilidade Indomável aumenta o modificador dos dados para +2 ao invés de +1.

Ambidestro (Espadachim)
O personagem é eficiente em lutar com diferentes Armas de Lâmina em cada mão. Uma arma deve ser uma Espada Longa, Espada Curta ou Adaga e a outra arma deve ser uma Espada Curta ou Adaga.
Isto garante ao personagem dois ataques em apenas uma ação de ataque. Entretanto, ambos os ataques são penalizados com -2 no teste de acerto. Ataques são com Armas de Lâmina e são baseados no Aspecto Braços. Bônus pelas Habilidades Lutador e Guerreiro são aplicados normalmente. Ambidestro é uma Habilidade de Agilidade com nível em C.
Ainda os punhos podem ser substituídos para uma ou duas Armas de Lâmina. Punhos são Armas Sagradas e Armas Sagradas são ataques baseados no Aspecto Determinação, com a aplicação da Habilidade Clericato e Sacerdote.
A forma avançada dessa Habilidade é Espadachim, precisando da habilidade Ambidestro e Agilidade em nível A. O Espadachim reduz a penalidade para realizar dois ataques para -1 ao invés de -2.

Aparar (Deflexão)
Sempre que usar uma ação de Aparar o personagem pode estar armado com uma Arma de Lâmina ou Sagrada ou um Escudo. O personagem armado com uma Arma a Distância ou Mágica sem um escudo não pode evitar ataques de Armas de Lâmina ou Sagradas.
Quando usar uma Ação de Evasão para evitar um sucesso num ataque de um oponente com uma Arma de Lâmina ou Sagrada, o personagem usa a Habilidade Aparar com +1 em sua rolagem de dados. Aparar é uma Habilidade de Braços em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Deflexão, requer que o personagem possua a Habilidade Aparar e tenha Braços em nível A. Deflexão aumenta o bônus na rolagem de evasão para Armas de Lâmina ou Sagradas de +1 para +2.

Aprendiz (Mago)
O personagem pode canalizar as energias mágicas para servir de combustível para o uso de Armas Mágicas. Estas armas são: a Varinha, o Tomo, o Talismã e o Orbe.
Personagens com a Habilidade Aprendiz adicionam +1 de bônus em suas rolagens de dados quando atacam com Armas Mágicas. A Habilidade Aprendiz tem como pré-requisito Cognição em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Mago, requer que o personagem tenha a Habilidade Aprendiz e tenha Cognição em nível A. A Habilidade Mago aumenta o bônus para atacar com Armas Mágicas de +1 para +2.

Arquearia (Arqueiro Real)
O personagem é treinado em usar Armas a Distancia. Estas armas são as Adagas, a Boleadeira, o Arco Curto, a Besta, o Arco Longo e o Grande Arco.
Quando usar uma Arma a Distancia, o personagem adiciona +1 nas suas jogadas de ataque. Arquearia tem como pré-requisito Agilidade em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade é Arqueiro Real, requer que o personagem tenha a Habilidade Arquearia e tenha Agilidade em nível A. A Habilidade Arqueiro Real aumenta o bônus para ataques com Armas a Distancia de +1 para +2.

Ataque Selvagem (Punho de Ferro)
O personagem prefere poder do que acuidade quando investe em uma batalha. Ele tem como preferida armas de duas mãos para o combate corporal. Isto aplica para: o Machado de Batalha, o Grande Machado, a Espada Bastarda, o Martelo de Batalha e a Marreta.
Para um personagem com a Habilidade Ataque Selvagem, armas de duas mãos causam um ponto de dano adicional por sucesso. Ataque Selvagem tem pré-requisito Braços em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Punho de Ferro requer que o personagem tenha a Habilidade Ataque Selvagem e Braços em nível A. Punho de Ferro permite ao personagem usar armas de duas mãos em somente uma mão. Esta mão livre pode usar uma arma na mão inábil (se o personagem também tiver a Habilidade ambidestria, ele pode então lutar com uma Espada Bastarda em uma mão e Espada Curta na outra) ou usar o escudo.

Avaliação (Contador)
O personagem possui a capacidade de determinar o valor de coisas. Um sucesso básico é o suficiente para averiguar o valor de coisas simples e itens normais. Artefatos, Relíquias e outros item que podem ter capacidades sobrenaturais ou mágicas são mais difíceis e precisam de um sucesso critico.
Avaliação tem como pré-requisito Cognição em nível C. Personagem com Avaliação recebem +1 de bônus nas rolagens quando tentam determinar o valor de um item.
A forma avançada dessa Habilidade, Contador, requer que o personagem tenha a Habilidade Avaliação e tenha Cognição em nível A. Contador aumenta o bônus das rolagens para determinar o valor de itens de +1 para +2.

Bárbaro (Furioso)
O personagem luta com uma fúria que envia os oponentes para longe.
Quando usar um Ataque Livre (Fúria e Contra-Ataque) o personagem pode adicionar +1 nos seus ataques. Bárbaro tem pré-requisito Braços em C.
A forma avançada dessa Habilidade, Furioso, requer que o personagem tenha Bárbaro e Braços em nível A. O Furioso aumenta o bônus no ataque de +1 para +2.

Benção (Consagrar)
Uma vez no inicio de cada dia, o personagem pode tentar Abençoar sua arma. Com um teste bem sucedido a arma causa um ponto de dano adicional para cada sucesso. Esse efeito dura até a manhã seguinte.
Quando o personagem tentar Abençoar sua Arma Sagrada, o personagem usa a Habilidade Benção com +1 para a rolagem de dados. Abençoar é uma Habilidade de Determinação em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Consagrar, requer que o personagem tenha a Habilidade Benção e tenha a Determinação em nível A. Consagrar aumentar o bônus na rolagem para Abençoar suas armas de +1 para +2.

Bravura (Coração de Leão)
O personagem é mais resistente a medo e seus efeitos.
Se um personagem com Bravura, realizar qualquer rolagem para resistir ao medo, ele pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Bravura é uma Habildiade de Determinação em nível C.
A forma avançada dessa habilidade, Coração de Leão, requer que o personagem possua a Habilidade Bravura, e tenha Determinação em nível A. Coração de Leão aumenta o bônus de rolagem para resistir medo e seus efeito de +1 para +2.

Caçador (Patrulheiro)
A Habilidade Caçador pode ser usada para seguir rastros em meio natural, ou para identificar o tipo de rastro. Caçado também pode ser usado para conseguir comida e aumenta o efeito acampar. Uma vez por noite o personagem pode ir para o meio natural conseguir comida, isto aumenta a recuperação de pontos de vida em 2 para um Sucesso Básico e 3 para um Sucesso Crítico. Estes bônus se acumulam com a Habilidade Cozinhar / Chefe.
Quando um personagem realizar uma caça ou seguir rastros com a Habilidade Caçador pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Caçado é uma Habilidade de Cognição em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Patrulheiro, requer que o personagem possua a Habilidade Caçador e tenha Cognição em nível A. Patrulheiro aumenta o bônus nas rolagens de dados de +1 para +2.

Cavalgar (Eqüestre)
O personagem é treinado em cavalgar animais, mais comumente cavalos. Esta Habilidade pode ser usada para corridar ou para perseguição de outro cavaleiro, ou para tentar a força fazer uma montaria ficar estável. Esta perícia não serve para montarias selvagens, ou para domesticar, para isto use Treinador / Mestre das Bestas.
Quando um personagem realizar uma cavalgada com a Habilidade Caçador pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Caçado é uma Habilidade de Cognição em nível D.
A forma avançada dessa Habilidade, Eqüestre, requer que o personagem possua a Habilidade Cavalgar e tenha Agilidade em nível B. Eqüestre aumenta o bônus nas rolagens de dados de +1 para +2.

Charme (Carisma)
O personagem desenvolveu a capacidade de induzir os outros com outras pessoas, ou então pode ser naturalmente atraente.
Quando um personagem tentar influenciar a reação de outro personagem, ele usa Charme, e adicionar +1 a sua rolagem de dados. Charme é uma Habildiade de Determinação em nível C.
A força avançada dessa Habilidade, Carisma, requer que o personagem tenha Charme e tenha Determinação em nível A. Carisma aumenta o bônus nas rolagens de dados de +1 para +2.

Clericato (Sacerdote)
O personagem possui uma fé e tem treinamento em Armas Sagradas. A igreja escolhe um grupo para usarem armas de combate corporal que eles abençoam.
Estas armas não têm pontas e então são chamadas de armas “gentis”. Elas são: o Punho, o Cajado, a Maça, o Martelo de Guerra, a Marreta e o Cetro. Armas Sagradas causam mais dano em criaturas profanas.
Quando usar uma Arma Sagrada o personagem adiciona a sua rolagem de ataque +1. Clericato é uma Habilidade de Determinação em nível C.
A força avançada dessa Habilidade, Sacerdote, requer que o personagem tenha Clericato e tenha Determinação em nível A. Sacerdote aumenta o bônus nas rolagens de ataque de +1 para +2.

Combatente (Guerreiro)
O personagem é treinado no uso de Armas de Lâmina. Estas armas são: a Adaga, a Espada Curta, o Machado de Batalha, a Espada Longa, o Machado Grande e a Espada Bastarda.
Quando atacar com uma Arma de Lâmina, o personagem adiciona +1 a sua rolagem de ataque. Combatente é uma Habilidade de Braços em nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Guerreiro, requer que o personagem possua Combatente, e tenha Braços em nível A. A Habilidade Guerreiro aumenta o bônus nas rolagens de ataque de +1 para +2.

Condução (Chofer)
O personagem pode controlar o caminho que um animal irá seguir carregando um tipo de vagão ou carroça. Esta habilidade pode ser usada para corridas ou para perseguir um veiculo similar, ou para tentar forçar um animal a seguir em frente, mesmo que vá se chocar com outro.
Quando manobrando em terra o personagem pode usar a Habilidade Condução com +1 em suas rolagem. Condução é uma Habilidade de nível D.
A forma avançada dessa Habildiade, Chofer, requer que o personagem tenha a Habilidade Condução e tenha a Agilidade em B. A Habilidade Chofer aumenta o bônus na rolagem para conduzir veículos de +1 para +2.

Contar Mentiras (Traidor)
O personagem pode convencer a pessoa de que uma fantasia é completamente real.
Quando o personagem estiver mentindo convincentemente usando a Habilidade Contar Mentiras, pode adicionar +1 ao sua rolagem de dados. Contar Mentiras é uma Habilidade de Determinação em nível D.
A forma acançada dessa Habilidade, Traidor, requer que o personagem tenha a Habilidade Contar Mentiras e tenha a Determinação em nível B. Traidor aumenta o bônus para sua rolagem de em contar fatos não verdadeiros de +1 para +2.

Contorcionista (Artista de Fuga)
O personagem pode mexer o próprio corpo para passar em espaços apertados, ou escapar de amarras ou algemas similares.
Contorcionista garante +1 de bonus em jogadas para escapar de amarras ou passar por espaços apertados. Contorcionista é uma Habilidade de Agilidade em nível D.
A forma avançada dessa Habildiade, Artista de Fuga, requer que o personagem tenha a Habilidade Contorcionista e tenha a Agilidade em B. A Habilidade Artista de Fuga aumenta o bônus na rolagem para escapar de amarras e algemas, ou esgueirar em locais apertados de +1 para +2.

Corrida (Maratonista)
O personagem pode mover mais rápido que outros personagem.
Veja qual é a velocidade do personagem, baseado no tipo de armadura que esteja usando, então adicione +2 a esse valor. Corrida é uma habilidade de Braços em nível D.
A forma avançada dessa Habilidade, Maratonista, requer que o personagem tenha corrida e tenha Braços em nível B. Maratonista aumenta a velocidade de +2 para +4.

Cozinhar (Chefe)
Um personagem pode tentar preparar uma refeição nutricional para um grupo a cada noite de descanso. Se o teste for bem sucedido, o personagem irá recuperar dois pontos de Vida adicional para cada sucesso.
Um personagem com esta Habilidade pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Cozinhar é uma Habilidade de Cognição em nível D.
A forma avançada dessa Habilidade, Chefe, requer que o personagem tenha Cozinha e tenha Cognição em nível B. A Habilidade Chefe aumenta o bonus para cozinha de +1 para +2.

Curandeiro (Médico)
O personagem pode somente para um alvo e após cada combate tentar curar o aliado. Um personagem pode receber também uma cura ao acordar de manhã também. Um Sucesso Básico irá recuperar 5 de Vida. Um Sucesso Critico irá recuperar 10 de Vida.
Quando tentar administrar uma cura em alguém, um personagem com a Habilidade Curandeiro pode adicionar +1 a sua rolagem de dados. Curandeiro é uma Habilidade de Cognição nível C.
A forma avançada dessa Habilidade, Médico, requer que o personagem tenha a Habilidade Curandeiro e tenha Cognição em nível A. Médico aumenta o bônus para tratar de +1 para +2.

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